TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA
Skip Navigation LinksInício > Home > Portal de Notícias
Podemos mudar nossos hábitos para diminuir as Crises Ambientais?
06/06/2022 às 0h0

A crise ambiental é uma expressão utilizada, pelos cientistas, para evidenciar a situação ambiental do planeta à medida que a situação de aquecimento tem se tornado cada vez mais uma emergência.

O mundo vive três crises ambientais simultâneas - a climática, a de biodiversidade e a de poluição, segundo o relatório do Programadas Nações Unidas para o Meio Ambiente - PNUMA, 2021.

Crise climática - A Terra já aqueceu e esfriou repetidas vezes conforme recebeu mais ou menos luz solar por conta de mudanças sutis em sua órbita ou quando a energia emitida pelo Sol variou. Entretanto, com o crescimento da atividade humana, a temperatura passou a aumentar de forma acelerada, principalmente devido aos efeitos dos gases liberados na queima de combustível fósseis utilizados em veículos, indústrias e residências.

Crise da biodiversidade - O desmatamento e a degradação das nossas florestas pela ação humana, geram impactos significativos como: a redução da diversidade genética das espécies, empobrecimento dos solos, fragmentação dos hábitats e a extinção de espécies. A biodiversidade interagindo com o ambiente gera uma série de serviços ambientais como: a ciclagem de nutrientes, armazenamento de carbono, a regulação climática e a regulação do ciclo da água.

Crise da poluição - O excesso de liberação de poluentes, matérias ou energia causam grande preocupação, tanto para a conservação da biodiversidade, como para o bem-estar dos seres vivos.

O UNIRP, através de suas Políticas Institucionais para o Ensino; a Extensão; a Pesquisa e a Gestão, realiza ações voltadas ao enfrentamento das crises ambientais.

Ensino - Todas as matrizes curriculares dos Curso de Graduação (presencial e a distância)comtemplam a disciplina Educação Ambiental e Cidadania. O tema, também, é trabalhado de forma transversal nas disciplinas curriculares e, em especial, nas que oportunizam a reflexão e discussão da temática ambiental no que se refere às atividades profissionais a serem desenvolvidas no seio da comunidade onde futuramente o aluno estiver inserido.

Extensão - OUNIRP realiza projetos de extensão relacionados ao tema ambiental em parceria com a comunidade de São José do Rio Preto e região, através de seus Curso de Graduação. O Programa Institucional "Adote uma Aldeia" é de grande importância para que os alunos conheçam como os povos indígenas contribuem para conservação do meio ambiente.

Pesquisa - Projetos de Iniciação Científica, desenvolvidos por alunos de graduação do UNIRP, também contribuem para a correção ou mitigação dos danos causados ao ambiente, de forma a atender a legislação brasileira.

Gestão - O UNIRP adotou algumas estratégias sustentáveis simples como: trocar as lâmpadas fluorescentes por modelos de LED; optar por um sistema de documentação eletrônica reduzindo o consumo de papel; instalar lixeiras para o descarte de materiais reciclados e estimular eventos on-line ou híbridos, evitando assim, as emissões de CO2 referentes ao uso de transporte por parte dos participantes, organizadores e palestrantes, em um cenário em que todos estariam fisicamente se deslocando para o local.

Portanto, podemos sim mudar nossos hábitos, aprender sobre sustentabilidade e reconsiderar nossa relação com a natureza. Vamos fazer a nossa parte e deixar um mundo melhor para as futuras gerações.

Ainda dá tempo.

Profa. Dra. Valéria Stranghetti