CENTRO UNIVERSITÁRIO DE RIO PRETO
Relacionamento
08000-121500
(17) 32113000
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA
Skip Navigation LinksInício > Home > Programa de Aprimoramento Profissional
Programa de Aprimoramento Profissionais em Clínica Cirúrgica e Anestesiologia de Pequenos Animais
ÁREA
Medicina Veterinária
TURNO
Diurno
LOCAL
Unidade Universitaria II - Hospital Veterinário
Edital
EDITAL DE INSCRIÇÕES


PROGRAMA DE APRIMORAMENTO PROFISSIONAL EM MEDICINA VETERINÁRIA 2023

I - O que é e como funciona o programa:

O Programa de Aprimoramento Profissional em Medicina Veterinária (PAPVet) é uma modalidade de ensino destinada a Médicos Veterinários, caracterizado por uma atividade intensiva de treinamento profissional na área hospitalar veterinária.

É desenvolvido em dois anos, sob a orientação dos docentes das áreas profissionalizantes do Curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Rio Preto - UNIRP.

Os Programas de Aprimoramento Profissional em Medicina Veterinária apresentam mínimo de 5632 horas, durante os dois anos. Esta carga horária está distribuída em: 2816 horas no Nível 1 (PAP- I) e 2816 horas no Nível 2 (PAP - II). Cada nível corresponde aproximadamente 50 horas semanais de atividades na rotina do hospital veterinário. As atividades dos Aprimorandos Médicos Veterinários consistem de aproximadamente 80% de atividades práticas e 20% de conhecimento teórico e cientifico contemplando treinamentos, discussão dos casos clínicos, apresentação de artigos científicos, aulas presenciais e EAD.

As atividades práticas são desenvolvidas na rotina do Hospital Veterinário "Dr. Halim Atique" (Clínica Médica e Cirúrgica de Grandes Animais, Clínica Cirúrgica e Anestesiologia de Pequenos Animais e Clínica Médica de Pequenos Animais) ou no Zoológico Municipal (Clínica Médica e Cirúrgica de Animais Selvagens).


II - Objetivos:

- Promover o aprimoramento de conhecimentos, habilidades e atitudes indispensáveis ao exercício da Medicina Veterinária, por meio de treinamento intensivo profissional em serviço médico veterinário, sob supervisão;

- aprimorar o senso de responsabilidade inerente ao exercício de suas atividades profissionais;

- estimular o espírito de investigação científica;

- estimular a capacidade crítica das atividades médico-veterinárias, considerando-as em seus aspectos éticos, sociais, sócio-econômicos e científicos.

III - Orientador/Docente:

O PAPVet é orientado por docentes, com título de especialista, mestre ou doutor, vinculados à instituição de ensino superior mantenedora do programa de aprimoramento.

IV - Das Vagas oferecidas/Bolsas de Estudo

- Clínica Cirúrgica e Anestesiologia de Pequenos Animais (5 vagas)
- Clínica Médica de Pequenos Animais (5 vagas)
- Clínica Médica e Cirúrgica de Grandes Animais (5 vagas)
- Clínica Médica e Cirúrgica de Animais Selvagens (1 vaga)

OBS: Os alunos que se inscreverem em Clínica Cirúrgica e Anestesiologia de Pequenos Animais irão realizar o rodízio entre áreas no primeiro ano de aprimoramento (clínica médica, clínica cirúrgica, diagnóstico por imagem, laboratório clínico, reprodução e obstetrícia veterinária, e internação) e no segundo ano permanecerão na área específica de escolha.


Os alunos que se inscreverem em Clínica Médica e Cirúrgica de Animais Selvagens, irão no primeiro ano de aprimoramento, realizar um mês de atividade no Setor de Diagnóstico por Imagem e um mês no Laboratório de Apoio Clínico do Hospital Veterinário da UNIRP. As demais atividades práticas serão desenvolvidas no Zoológico Municipal de São José do Rio Preto.


O valor da bolsa de estudo é de R$1.050,00 (um mil, cinquenta reais) por mês - ano base 2022.

Durante o curso, o aprimorando não poderá ter vínculo empregatício com outras instituições, devendo dedicar-se exclusivamente ao Programa de Aprimoramento Profissional - PAP, durante os 24 meses previstos para o mesmo.


V - Seleção:

Todos os Médicos Veterinários podem candidatar-se à seleção para o Programa de Aprimoramento Profissional em Medicina Veterinária (PAPVet). Para isso, o candidato deverá entregar currículo atualizado com diploma ou certidão de conclusão de graduação do Curso de Medicina Veterinária obtido no máximo há dois anos do início do Programa em escola reconhecida devidamente inscrito no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) ou atestado que comprove data de colação de grau até o início do Programa.

Cada candidato poderá inscrever-se somente em uma área.

5.1. Para inscrição à seleção do PAPVet, são necessárias as seguintes condições e documentos:

a) para os ex-acadêmicos da UNIRP, prova de quitação de débitos com a IES;

b) ficha de inscrição indicando a área desejada (disponível no site);

c) fotocópia do diploma ou certificado de conclusão do curso ou atestado que comprove estar cursando o último período letivo de graduação em Medicina Veterinária em escola e curso reconhecidos pelo MEC, devendo concluí-lo até janeiro de 2023.

d) histórico escolar completo do curso de graduação em Medicina Veterinária;

e) três fotografias 3x4;

f) Currículo Modelo PAP VET devidamente documentado (cópia simples dos comprovantes na ordem elencada no currículo e encadernado - conforme modelo próprio em anexo);

g) fotocópia do documento de identidade e CPF;

h) comprovante de quitação com o serviço militar (candidato do sexo masculino).


5.2. Processo Seletivo:

O Processo Seletivo constará de duas fases:

5.2.1. Primeira Fase - Prova Teórica

- data de realização no dia 19 de Dezembro de 2022, às 08:30 horas, na Sala 1 do Hospital Veterinário Dr "Halim Atique" localizado na Rodovia BR 153, Km 69, São José do Rio Preto.

- É de caráter eliminatória e classificatória.

- A prova para os PAPs de Clínica Médica de Pequenos Animais, Clínica Cirúrgica e Anestesiologia de Pequenos Animais e Clínica Médica e Cirúrgica de Grandes Animais, terá duas partes, a primeira composta por seis questões discursivas e a segunda por 20 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas cada uma. Cada parte da prova terá duração improrrogável de 2 horas, sendo terminantemente proibida, sob qualquer alegação, a saída do candidato do local do exame antes de decorrida uma hora do seu início de cada parte.

- A prova para o PAP de Clínica Médica e Cirúrgica de Animais Selvagens será composta por 10 questões discursivas. A prova terá duração improrrogável de 4 horas, sendo terminantemente proibida, sob qualquer alegação, a saída do candidato do local do exame antes de decorrida duas horas do início da prova.


- Recomenda-se que o candidato chegue ao local da prova com antecedência mínima de 30 minutos do horário estabelecido para o início da prova, não sendo admitido, sob hipótese alguma, retardatários.

- É de inteira responsabilidade do candidato o acompanhamento da publicação, não podendo ser alegada qualquer espécie de desconhecimento.

- O candidato deverá estar munido de um documento original com foto, além do comprovante correspondente ao pagamento da taxa de inscrição, e caneta de tinta azul ou preta. Não será permitida a utilização de máquina calculadora.

- O candidato não poderá ausentar-se da sala de prova, durante a sua realização, sem autorização e acompanhado do fiscal.

- O candidato deverá no dia 19/12/2022, a partir das 18:00 horas, consultar lista afixada no Hospital Veterinário com resultado da prova escrita e convocação para segunda fase, não podendo ser alegada qualquer espécie de desconhecimento.


5.2.2. Segunda Fase: Entrevista e Análise de Currículo

- A entrevista e a análise do Currículo Modelo PAP VET serão realizadas no Hospital Veterinário "Dr Halim Atique" na Rodovia BR 153, Km 69, São José do Rio Preto/SP, no dia 20 de dezembro de 2022, às 8:30 horas. Recomenda-se que o candidato chegue ao local da prova com antecedência mínima de 30 minutos do horário estabelecido para o início da entrevista, não sendo admitido, sob hipótese alguma, retardatários.

VI - Da pontuação e da classificação

6.1. Primeira Fase - Prova Teórica

Serão considerados habilitados para a Segunda Fase do Processo, os candidatos que obtiverem pontuação igual ou superior a 5,0 pontos na prova teórica. Será atribuído peso um a prova teórica.

6.2. Segunda Fase - Será atribuído peso um a avaliação do Currículo Modelo PAP VET e entrevista.

6.3. A prova escrita versará sobre conhecimentos relativos à área de medicina veterinária, de acordo com o programa fornecido (ANEXO). A Avaliação do currículo lattes deverá basear-se na quantidade e qualidade de títulos e produção intelectual obtidas pelo candidato. A Entrevista versará sobre conhecimentos pessoais e técnicos, sendo estes últimos baseados no programa referente à área específica do candidato.

6.4. Todo candidato que obtiver nota igual ou superior a 7,0 (sete), estará classificado. Serão chamados a ocupar as vagas, os candidatos aprovados, por ordem de notas decrescentes, especificamente em cada área.

6.5. Em caso de igualdade na pontuação final, terá preferência para efeito de classificação, sucessivamente, o candidato:

- que obtiver maior pontuação na Primeira Fase - Prova Teórica;
- que obtiver maior pontuação na Segunda Fase- Entrevista e Análise de Currículo.

6.6. Os candidatos deverão, a partir de 22 de Dezembro de 2022, acessar o site www.unirp.edu.br, para consultar o Edital de Resultado Final no qual constará apenas a classificação dos candidatos. É de inteira responsabilidade do candidato o acompanhamento da publicação.

VII - Inscrições:

7.1. Data: de 02 a 15 de dezembro de 2022
Local: Secretaria de Pós-Graduação da UNIRP
Rua Yvette Gabriel Atique, 45 - Boa Vista - São José do Rio Preto/SP

7.2. Taxa de inscrição: R$ 100,00.

7.3. No caso de inscrição por via postal, enviar para:

- Coordenadoria e Secretaria de Pós-Graduação e de PaP da UNIRP
Rua Yvette Gabriel Atique, 45 - Bairro Boa Vista - São José do Rio Preto/SP - CEP. 15025-400

- inscrição por via postal serão aceitas apenas via SEDEX

- Serão aceitos as inscrições com postagens na data limite dia 15 de dezembro

- Ficha de inscrição devidamente preenchida, juntamente com a documentação solicitada no item 5.1 e fotocópia do comprovante de depósito bancário identificado em nome Sociedade de Educação e Cultura de São José do Rio Preto Ltda.
Banco: Itaú - Agência: 9171 - Conta corrente: 01794-1.

Informações: (17) 3211-3148 ou (17) 3211-3172

7.4. Datas de seleção, local e horário: 19 e 20 de dezembro de 2022

Local da seleção: Hospital Veterinário "Dr. Halim Atique" - Rodovia BR 153, km 69, São José do Rio Preto/SP

Horário da seleção:
Dia 19/12 das 8:30h às 10:30h - prova discursiva
Dia 19/12 das 11:00h às 13:00 - prova objetiva
Dia 20/12 das 8:30h às 12:00h e das 14 às 18h - entrevista e análise de currículo.

VIII - Início do programa: 31 de janeiro de 2023
Os candidatos selecionados deverão efetivar a confirmação de sua inscrição no PAPVet UNIRP entre os dias 02 a 06 de janeiro de 2023. A não confirmação e ausência no dia 31 de janeiro sem justificativa será interpretada como desistência da vaga.

A partir de 09 de janeiro de 2023 poderão ser divulgadas novas listas de chamadas para inscrições se houverem vagas remanescentes. Os selecionados terão 48 horas após a divulgação para efetuarem a matrícula. A não efetivação da matrícula, no tempo determinado será interpretada como desistência da vaga e novas listas poderão ser divulgadas.

Após a seleção, os currículos poderão ser retirados na Seção de Pós-Graduação até o dia 10 de fevereiro de 2023. Ao término desse período, os documentos não solicitados serão incinerados.

Até o dia 27 de janeiro 2023, todos os ingressantes no PAPVet UNIRP deverão apresentar cópia do CRMV-SP ou do comprovante de tramitação da inscrição no Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo.




ANEXO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO EDITAL


PROGRAMA DE CLÍNICA MÉDICA DE PEQUENOS ANIMAIS E
PROGRAMA DE CLÍNICA CIRÚRGICA DE PEQUENOS ANIMAIS

Obs: A prova será composta por questões de CLÍNICA MÉDICA E TERAPÊUTICA DE PEQUENOS ANIMAIS, DIAGNÓSTICO POR IMAGEM, ANESTESIOLOGIA, CIRURGIA DE PEQUENOS ANIMAIS, PATOLOGIA CLÍNICA e REPRODUÇÃO ANIMAL

CLÍNICA MÉDICA E TERAPÊUTICA DE PEQUENOS ANIMAIS
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- Semiologia aplicada
- Terapêutica aplicada à clínica médica
- Fluidoterapia e transfusão sanguínea
- Neonatologia
- Intoxicações
- Distúrbios dermatológicos e anexos
- Distúrbios endócrinos
- Distúrbios gastrintestinais
- Distúrbios urinários
- Distúrbios respiratórios
- Distúrbios cardiovasculares
- Distúrbios neuromusculares
- Oncologia

DIAGNÓSTICO POR IMAGEM
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- Introdução ao diagnóstico por imagens.
- Formação da imagem (Raio-X e Ultrassom).
- Princípios de interpretação das técnicas de diagnóstico por imagem.
- Diagnóstico por imagem do aparelho locomotor.
- Diagnóstico por imagem do aparelho respiratório.
- Diagnóstico por imagem do sistema urogenital.
- Diagnóstico por imagem do aparelho digestório.
- Diagnóstico por imagem do sistema nervoso.
- Diagnóstico por imagem do sistema cardiovascular.

ANESTESIOLOGIA
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- Agentes e técnicas da medicação pré-anestesia
- Agentes e técnicas da anestesia geral injetável
- Agentes e técnicas de anestesia loco-regional
- Agentes e técnicas de anestesia geral inalatória
- Equipamentos anestésicos
- Monitoramento do paciente
- Emergências anestésicas
- Dor e analgesia
- Técnicas especiais (paciente geriátrico, pediátrico, cardiopata, nefropata, hepatopata, no trauma
- Fluidoterapia em anestesiologia

CIRURGIA DE PEQUENOS ANIMAIS
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- Traumatologia
- Tumores
- Choque
- Infecções e distrofias cirúrgicas
- Paratopias (hérnias)
- Manejo de feridas
- Afecções clínico-cirúrgicas do sistema digestório
- Afecções clínico-cirúrgicas do sistema respiratório
- Afecções clínico-cirúrgicas do sistema urogenital
- Afecções clínico-cirúrgicas do aparelho locomotor
- Afecções da coluna vertebral
- Afecções clínico-cirúrgicas do sistema oftálmico

PATOLOGIA CLÍNICA
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- Introdução e conceitos básicos
- Métodos de colheita e armazenamento de materiais
- Hematologia clínica
- Urinálise
- Bioquímica clínica
- Hemostasia
- Análise de líquidos cavitários
- Exame de pele e anexos

REPRODUÇÃO ANIMAL
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- Regulação neuroendócrina da reprodução e ciclo estral de cadelas e gatas.
- Exame ginecológico em pequenos animais.
- Afecções reprodutivas do sistema reprodutivo feminino.
- Semiologia e fisiologia da glândula mamária.
- Afecções da glândula mamária em pequenos animais.
- Regulação neuroendócrina da reprodução em machos de cães e gatos.
- Espermatogênese e características morfológicas da célula espermática.
- Fertilização
- Exame andrológico em pequenos animais
- Afecções reprodutivas do sistema reprodutivo masculino em pequenos animais.
- Exame ultrassonográfico do sistema reprodutivo em pequenos animais.
- Biotécnicas da reprodução do macho e da fêmea de pequenos animais.
- Fisiopatologia da gestação, parto e puerpério em pequenos animais





CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO EDITAL

PROGRAMA DE CLÍNICA MÉDICA E CIRURGIA DE GRANDES ANIMAIS


Obs: A prova será composta por questões de CLÍNICA MÉDICA E TERAPÊUTICA DE GRANDES ANIMAIS, DIAGNÓSTICO POR IMAGEM, ANESTESIOLOGIA, CIRURGIA DE GRANDES ANIMAIS, PATOLOGIA CLÍNICA e REPRODUÇÃO ANIMAL

CLÍNICA MÉDICA E TERAPÊUTICA DE GRANDES ANIMAIS
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- Principais vias de administração dos medicamentos, abordando os principais locais ao qual devem ser injetados.
- Princípios na terapêutica antimicrobiana em grandes animais de acordo com a farmacocinética, mecanismo de ação e local de atuação da droga.
- Neonatologia em equinos e bovinos, relacionando as principais afecções e terapêutica.
- Afecções da região umbilical de equinos e bovinos.
- Afecções da pele de eqüinos e bovinos, relacionando a terapêutica indicada.
- Afecções do aparelho digestório de equinos, relacionadas principalmente a ventrículo e intestinos grosso que cursam com terapêutica clínica.
- Afecções do aparelho digestório de bovinos, relacionando as principais afecções de retículo-rúmen.
- Gastroenterites bacterianas, virais, coccídeos de ruminantes jovens.
- Distúrbios carênciais endócrinos e metabólicos de ruminantes e equinos.
- Afecções do aparelho respiratório de ruminantes.
- Afecções do aparelho respiratório de equinos.
- Alterações funcionais do aparelho locomotor de equinos
- Alterações funcionais do aparelho locomotor de bovinos.
- Afecções do sistema nervoso central.

DIAGNÓSTICO POR IMAGENS
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- Introdução ao diagnóstico por imagens.
- Produção de raio-x.
- Formação da imagem (raio-x e ultrassom).
- Princípios de interpretação.
- Diagnóstico do aparelho locomotor.
- Diagnóstico do aparelho respiratório.
- Diagnóstico do sistema urogenital.
- Diagnóstico do aparelho digestório.
- Diagnóstico do sistema nervoso.
- Diagnóstico do sistema cardiovascular.

ANESTESIOLOGIA
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- Farmacologia de drogas anestésicas
- Pré-anestesia
- Equipamentos anestésicos
- Agentes e técnicas de anestesia local e loco-regional
- Agentes e técnicas de anestesia geral
- Monitoramento do paciente
- Emergências anestésicas
- Dor e analgesia
- Técnicas especiais (ventilação controlada, paciente geriátrico, paciente pediátrico, paciente cardiopata, nefropata e hepatopata, trauma)
- Fluidoterapia em anestesiologia

CIRURGIA DE GRANDES ANIMAIS
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- Infecções cirúrgicas
- Distrofias cirúrgicas
- Traumatologia
- Paratopias
- Neoplasias
- Choque
- Afecções clínico-cirúrgicas do aparelho digestório:
- Afecções clínico-cirúrgicas do aparelho respiratório:
- Afecções clínico-cirúrgicas do aparelho urogenital:
- Afecções clínico-cirúrgicas do aparelho locomotor:
- Afecções clínico-cirúrgicas do sistema visual.
- Cirurgias plásticas e reconstrutivas.

PATOLOGIA CLÍNICA
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- Introdução e conceitos básicos
- Hematologia clínica:
- Bioquímica clínica veterinária
- Urinálise
- Citologia dos nódulos e tumores
- Estudo físico químico dos fluídos corporais (exsudato e transudato)
- Exame de fezes
- Exame de pele e anexos

REPRODUÇÃO ANIMAL
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- Fisiologia da reprodução em fêmeas.
- Regulação neuroendócrina da reprodução e ciclo estral em vacas e éguas.
- Regulação neuroendócrina da reprodução e ciclo estral em ovelha, cabra, porca, cadela e gata.
- Exame ginecológico (clínico reprodutivo na égua e na vaca com exames complementares do útero).
- Exame ginecológico (clínico reprodutivo) na ovelha, cabra, porca cadela e gata.
- Exame ultrassonográfico do aparelho reprodutivo nas espécies domésticas.
- Anomalias reprodutivas de origem ovariana e tubárica nas espécies domésticas.
- Semiologia e fisiologia da glândula mamária nas espécies domésticas.
- Patologia da glândula mamária nas espécies domésticas.
- Anatomia e fisiologia do sistema genital masculino. Fisiologia da reprodução em machos.
- Espermatogênese e características morfológicas da célula espermática nas espécies domésticas.
- Anomalias reprodutivas de origem prepucial, e peniana nas espécies domésticas.
- Aspectos nutricionais ligados a reprodução animal.
- Técnica de colheita e congelação de sêmen em bovinos.
- Técnica de colheita e congelação de sêmen em bovinos.
- Técnica de colheita, resfriamento e congelação de sêmen equino.
- Técnica de colheita, resfriamento e congelação de sêmen ovino e caprino.
- Inseminação artificial e bovinos e equinos.
- Inseminação artificial em ovinos, caprinos e suínos.
- Transferência de embriões nas espécies domésticas
- Transferência de embriões em bovinos e eqüinos.
- Fertilização in vitro nas espécies domésticas


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO EDITAL

PROGRAMA DE CLÍNICA E CIRÚRGICA DE ANIMAIS SELVAGENS


Obs: A prova será composta por questões de CLÍNICA MÉDICA E TERAPÊUTICA
DE ANIMAIS SELVAGENS, CLÍNICA CIRÚRGICA DE ANIMAIS SELVAGENS
DIAGNÓSTICO POR IMAGEM, ANESTESIOLOGIA, PATOLOGIA CLÍNICA,
PATOLOGIA ESPECIAL DE ANIMAIS SELVAGENS e MEDICINA VETERINÁRIA
PREVENTIVA
CLÍNICA MÉDICA E TERAPÊUTICA DE ANIMAIS SELVAGENS (AVES, RÉPTEIS E
MAMÍFEROS)

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- Anatomia, fisiologia e enfermidades de aves, mamíferos e répteis: sistema
tegumentar, locomotor, digestório, gênito urinário, circulatório e respiratório
- Semiologia aplicada
- Terapêutica aplicada à clínica médica de animais selvagens
- Fluidoterapia e transfusão sanguínea
- Neonatologia
- Intoxicações
- Emergência, cuidados críticos e hospitalização de animais selvagens
- Enfermidades nutricionais e metabólicas de animais silvestres: identificação,
tratamento e prevenção;

CLÍNICA CIRÚRGICA DE ANIMAIS SELVAGENS (AVES, RÉPTEIS E MAMÍFEROS)
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- Traumatologia
- Choque
- Infecções e distrofias cirúrgicas
- Manejo de feridas
- Afecções clínico-cirúrgicas do sistema digestório
- Afecções clínico-cirúrgicas do sistema respiratório
- Afecções clínico-cirúrgicas do sistema urogenital
- Afecções clínico-cirúrgicas do aparelho locomotor
- Afecções da coluna vertebral
- Afecções clínico-cirúrgicas do sistema oftálmico

DIAGNÓSTICO POR IMAGEM
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- Introdução ao diagnóstico por imagens.
- Formação da imagem (Raio-X e Ultrassom).
- Princípios de interpretação das técnicas de diagnóstico por imagem.
- Diagnóstico por imagem do aparelho locomotor.
- Diagnóstico por imagem do aparelho respiratório.
- Diagnóstico por imagem do sistema urogenital.
- Diagnóstico por imagem do aparelho digestório.
- Diagnóstico por imagem do sistema nervoso.
- Diagnóstico por imagem do sistema cardiovascular.

ANESTESIOLOGIA DE ANIMAIS SELVAGENS (AVES, RÉPTEIS E MAMÍFEROS)
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- Farmacologia de drogas anestésicas
- Pré-anestesia
- Equipamentos anestésicos
- Agentes e técnicas de anestesia local e loco-regional
- Agentes e técnicas de anestesia injetável e inalatória
- Monitoramento do paciente
- Emergências anestésicas
- Dor e analgesia
- Técnicas especiais (ventilação controlada e trauma)
- Fluidoterapia em anestesiologia
- Extrapolação alométrica interespecífica
- Stress, contenção física e química de animais selvagens


PATOLOGIA CLÍNICA DE ANIMAIS SELVAGENS (AVES, RÉPTEIS E
MAMÍFEROS)
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- Introdução e conceitos básicos
- Hematologia clínica
- Bioquímica clínica veterinária
- Urinálise
- Estudo físico químico dos fluídos corporais (exsudato e transudato)
- Coproparasitológico de fezes
- Exame de pele e anexos

PATOLOGIA ESPECIAL DE ANIMAIS SELVAGENS (AVES, RÉPTEIS E
MAMÍFEROS)
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- Alterações patológicas que envolvem os seguintes sistemas: cardiovascular,
respiratório, digestivo, hepático, hematopoético, urinário, nervoso central,
tegumentar, músculo-esquelético, genital masculino e feminino.
- Etiologia e patogenia das doenças.
- Aspectos macro e microscópicos
- Diagnóstico das principais doenças de acordo com o sistema estudado
- Técnicas de necropsia, colheita e remessa de material para o diagnóstico

MEDICINA VETERINÁRIA PREVENTIVA DE ANIMAIS SELVAGENS DE VIDA
LIVRE E ZOOLÓGICO
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- Biossegurança
- Vigilância epidemiológica em fauna silvestre
- Zoonoses
- Enfermidades infecciosas e parasitárias em animais selvagens
- Qualidade hídrica

Download do ANEXO II FORMULÁRIO MODELO PARA ELABORAÇÃO DO CURRICULUM VITAE
Curso Reconhecido pelo MEC
Denominação: Medicina Veterinária - Programa de Aprimoramento Profissionais em Clínica Cirúrgica e Anestesiologia de Pequenos Animais
Autorização: Autorizado
Reconhecimento: RESOLUÇÃO CNE/CES nº1, de 6 de abril de 2018.

Unirp nas Redes Sociais

08000-121500
(17) 32113000

Entre em Contato

×
  Nome
  E-mail
  DDD
  Telefone
  Motivo
  Mensagem