CENTRO UNIVERSITÁRIO DE RIO PRETO
Relacionamento
0800-121500
(17) 32113000
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ENGENHARIA CIVIL
Skip Navigation LinksInício > Home EaD > Institucional EaD
#Informações Sobre EAD UNIRP

Como funciona o EAD:
Os cursos superiores são ofertados com o uso de tecnologias de informação e comunicação combinadas, de forma a fornecer aos alunos toda uma gama de ferramentas que viabilizam uma total interatividade entre os alunos e professores e entre os próprios alunos, além de facilitar a pesquisa e a autonomia dos acadêmicos.
Os estudos acontecem através de um Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA onde os alunos tem disponível videoaulas, leituras, atividades, fóruns para sanar as dúvidas com os professores, fale conosco para tratar de dúvidas acadêmicas, biblioteca virtual entre outras ferramentas necessárias para um bom desenvolvimento do curso.
Além das atividades desenvolvidas através do AVA, os alunos devem realizar as avaliações de forma presencial e obrigatória no polo de apoio presencial. As avaliações possuem data e horário previamente definido pela coordenação do núcleo de educação a distância.

O que é EAD (Educação a Distância)?
Educação a distância é a modalidade educacional na qual alunos e professores estão separados, física ou temporalmente e, por isso, faz-se necessária a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação. Essa modalidade é regulada por uma legislação específica e pode ser implantada na educação básica (educação de jovens e adultos, educação profissional técnica de nível médio) e na educação superior. (http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12823:o-que-e-educacao-a-distancia&catid=355:educacao-a-distancia)

Quais as vantagens de se fazer o curso superior a distância?
A modalidade a distância possibilita que o aluno faça seu curso em qualquer lugar onde tenha acesso a um computador e internet.
O aluno pode organizar o seu tempo de acordo com suas atividades diárias, escolhendo o melhor horário para realizar seus estudos.
Os cursos EaD permite que o aluno possa fazer um curso sem interferência no seu horário de trabalho ou convívio familiar e social, tendo maior autonomia para decidir em que momentos vai fazer as atividades propostas, desde que cumpra o cronograma e prazos estipulados para o curso.
Durante todo o curso o aluno contará com o acompanhamento de professores-tutores para orientação e esclarecimento de dúvidas. Sua presença física no Polo escolhido só será obrigatória nos dias de provas, que são previamente agendadas com para que o aluno possa se programar.

Como é a certificação do egresso dos cursos a distância?
Os diplomas de cursos a distância, por lei, têm a mesma validade que os dos cursos presenciais oferecidos em todo o território nacional. Os egressos dos cursos oferecidos a distância recebem o mesmo certificado de ensino superior dos cursos presenciais que a universidade já oferece. A modalidade a distância não é citada no certificado, por se tratar, apenas, de uma forma diferenciada de oferta de curso superior.

Qual é a aceitabilidade de um curso EAD no mercado de trabalho?
A educação a distância é a modalidade de ensino que mais cresce no país, tanto na área acadêmica em cursos de graduação, pós-graduação e extensão como na área corporativa, com treinamento e capacitação dos colaboradores organizacionais. As organizações tendem a reconhecer cada dia mais o valor e a importância que a EAD proporciona aos profissionais formados por uma modalidade de ensino que inibe atitudes passivas e incentiva a autonomia, a disciplina e a independência, características tão importantes e fundamentais para um bom profissional na atualidade.

O que é um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)?
Ambiente Virtual de Aprendizagem é um espaço virtual composto de diversos recursos midiáticos distribuídos organizadamente com o objetivo de estruturar o conhecimento. No AVA o aluno terá acesso a Guias de Estudo e conteúdos disponibilizados pelos professores onde poderá:
1-Fazer downloads e enviar tarefas e ter acesso às atividades e leituras para seu aprimoramento;
2- Tirar dúvidas e debater temas nos fóruns de discussão;
3- Conversar com seus colegas de curso, tirar dúvidas com professores e tutores etc.

O que é um Polo de Apoio Presencial?
Polo de Apoio Presencial é um local devidamente credenciado pelo MEC, próprio para o desenvolvimento de atividades pedagógicas e administrativas relativas aos cursos e programas ofertados a distância. É no polo onde o aluno irá realizar as provas presenciais obrigatórias e poderá utilizar toda a infraestrutura tecnológica para contatos com a instituição ofertante e/ou participantes do respectivo processo de formação.

O que é necessário ao aluno para acompanhar com sucesso um curso a distância?
A Educação a Distância tem como base a aprendizagem autônoma, independente e disciplinada. Portanto, a organização e autodisciplina são as características principais que o aluno online deve ter para realizar todas as atividades propostas, sejam leituras, exercícios ou debates nos fóruns e chats. Em cursos a distância mediados por computador, o aluno deve ter acesso à internet e possuir a configuração básica previamente estabelecida para uma boa conexão.

Como se dá o contato entre o professor e o aluno nos cursos a distância?
Professor e aluno podem ter duas formas de contato:
Síncrona (em tempo real) que acontece quando o professor interage com o aluno via Skype, chats, MSN;
Assíncrona que acontece de forma remota no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) por meio de tarefas ou atividades que o aluno desenvolverá enquanto durar seu curso.
Na comunicação assíncrona são utilizados recursos como textos, e-mail, fórum de discussões e outros.

Que conhecimentos de informática são necessários para fazer cursos a distância?
Conhecimentos básicos de informática (como usuário), Internet, correio eletrônico (receber, responder e enviar mensagens via e-mail) e noções do Pacote Office.

Existe alguma diferença de conteúdo entre os cursos presenciais e a distância?
O conteúdo dos cursos oferecidos a distância é o mesmo dos cursos presenciais. A diferença está na organização da estrutura curricular, adequada às exigências da metodologia da Educação a Distância.

Na Educação a Distância, como funcionam os procedimentos para o aprendizado prático do aluno, especificamente estágios?
Os estágios, assim como acontece no ensino presencial, são obrigatórios. Para sua validação, deve ser supervisionado e atender às exigências específicas de cada curso, inclusive o cumprimento de carga horária mínima.


Historico
A Sociedade Riopretense de Ensino e Educação constituiu-se em 1953, pelos professores Halim Atique e Yvette Gabriel Atique, no ensino do antigo ginásio. Evoluindo gradativamente, transformou-se no Colégio São Luiz. Cinco anos depois foi criada a segunda unidade, uma escola técnica de comércio, posteriormente chamada de Colégio Comercial Riopretense. A dedicação e empenho dos professores fundadores e, desbravadores na área de educação, em São José do Rio Preto, resultaram na transformação das FIRP em Centro Universitário de Rio Preto.

A UNIRP é o primeiro Centro Universitário instaurado em Rio Preto. Com total autonomia didático-administrativo-financeira para investir ainda mais na qualidade do ensino, em pesquisa científica e no aperfeiçoamento tecnológico, a instituição tem beneficiado a cidade e a região.

Uma trajetória de conquistas e realizações ao longo dos últimos 33 anos de atuação na área do ensino, tem garantido a UNIRP, o pioneirismo na implantação de novos cursos de graduação e na especialização de profissionais através dos cursos de pós-graduação.

Os primeiros passos para a implantação do Ensino Superior foram dados na década de 60 sendo concretizados em 1965, com a criação da Faculdade de Direito (FADIR).

O curso de Direito - o mais antigo da região, teve início em 1966, sendo reconhecido em 1969. Em 1971, a Faculdade de Administração de Empresas Riopretense (FAER) recebeu os primeiros alunos. Posteriormente, esse curso foi desdobrado com a habilitação em Administração Hospitalar. A Faculdade criou, então, o curso de Ciências Contábeis.

Em 1989, FAER e FADIR constituíram as Faculdades Integradas Riopretense - FIRP.

No início da década de 90, as FIRP despontaram na área educacional de toda a região com a implantação de novos cursos: Tecnologia em Processamento de Dados, Matemática, com ênfase em Informática, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Geografia (Planejamento Urbano e Regional) e Educação Artística com licenciatura em Desenho e Artes Plásticas e bacharelado em Desenho de Moda e Desenho. Essa rápida e brilhante expansão ainda não parou por aí. Em 1996 mais um curso foi instalado: o de Medicina Veterinária. Hoje, a conquista do Centro Universitário é resultado de mais de 40 anos de trabalho e dedicação ao ensino. Assim, a UNIRP fez e faz sua história, procurando oferecer à cidade de São José do Rio Preto e à região uma instituição de ensino superior cada vez mais atuante, abrangente e de caráter universal, preparando você para o futuro.


Certificação
Os diplomas de cursos a distância, por lei, têm a mesma validade que os dos cursos presenciais oferecidos em todo o território nacional. Os egressos dos cursos oferecidos a distância recebem o mesmo certificado de ensino superior dos cursos presenciais que a universidade já oferece. A modalidade a distância não é citada no certificado, por se tratar, apenas, de uma forma diferenciada de oferta de curso superior.



Vantagens
A modalidade a distância possibilita que você faça seu curso em qualquer lugar onde tenha acesso a um computador e internet, pode ser em sua casa, no trabalho, lan house, cybercafés etc.
Você pode organizar o seu tempo de acordo com suas atividades diárias, escolhendo o melhor horário para realizar seus estudos.
Você pode optar por fazer um curso a distância sem interferência no seu horário de trabalho ou convívio familiar e social, tendo maior autonomia para decidir em que momentos vai fazer as atividades propostas, desde que cumpra o cronograma e prazos estipulados para o curso.
Durante todo o curso você contará com o acompanhamento de professores-tutores para orientação e esclarecimento de dúvidas.
Sua presença física no Pólo escolhido só será obrigatória nos encontros presenciais, agendados com antecedência para que possa se programar.



O Ead
O Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005, caracteriza a educação a distância como “modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos”.
Nos dias atuais é inconcebível uma instituição educativa de qualquer nível prescindir da utilização das tecnologias de comunicação e informação. No caso de instituições de ensino superior, que têm como função social aumentar as oportunidades de inclusão dos amplos segmentos da população que têm tido dificuldade de acesso a níveis mais avançados de educação num mundo cada vez mais exigente em relação às competências cognitivas, as tecnologias de comunicação e informação assumem uma dimensão prioritária na formulação das políticas institucionais para a ampliação da oferta de vagas, seja no nível do ensino de graduação, seja no dos cursos lato sensu.
Dentro do conjunto de alternativas abertas pelas aplicações das tecnologias de comunicação e informação no campo educacional, o Ensino a Distância é hoje uma modalidade que abre possibilidades ilimitadas de democratização da educação ao quebrar barreiras econômicas e geográficas, minimizando o problema com que hoje se defrontam as instituições de ensino superior de promover o aumento do atendimento a uma demanda crescente de candidatos.
A UNIRP preocupada em acompanhar as modernas tecnologias e as diversas modalidades de ensino, começou a desenvolver, no ano de 2006 a modalidade de Educação a Distância.
A Unidade de Educação a Distância (UED) está vinculada à Reitoria e possui competência para implementar políticas e diretrizes para a Educação a Distância estabelecidas no âmbito da UNIRP.
A UED tem como finalidade proporcionar a emancipação coletiva e oportunizar o acesso ao saber acadêmico, visando acelerar o desenvolvimento humano, reduzindo a desqualificação profissional e favorecendo a melhoria da formação do indivíduo, tanto nos quesitos profissionais como pessoais.
A UED é composta por estrutura administrativa e operacional, formada por docentes especializados e gestores de projetos voltados para a Educação a Distância.
A proposta do modelo educacional da UNIRP, com a informatização do ensino para educação a distância tem como objetivo:
  • Consolidar na UNIRP a criação de ambientes virtuais favoráveis ao desenvolvimento de uma educação condizente com o atual progresso científico e tecnológico, ampliando as fronteiras do conhecimento e seus reflexos no campo profissional.

  • Promover ensino, pesquisa e extensão utilizando tecnologias de informação e comunicação aplicadas à modalidade de Educação a Distância, para a ampliação e flexibilização do acesso à educação.

  • Propiciar aos professores e alunos o conhecimento das novas metodologias utilizadas pela usabilidade das tecnologias de informação e comunicação, abrindo perspectivas para novas atitudes em educação.

  • Facilitar o acesso à formação universitária ao nível de graduação e pós-graduação, mediante a utilização das tecnologias de informação e comunicação, proporcionando um sistema de educação aberto e flexível.

  • Reduzir as dificuldades de acesso ao ensino superior, sejam estas de ordem geográfica ou socioeconômicas.

  • Desenvolver a educação oportunizando a formação indispensável ao exercício da cidadania e proporcionando meios que favoreçam a sequência nos estudos e o progresso no trabalho.

  • Promover o ensino nos diferentes níveis, e a pesquisa, a extensão, nas diversas áreas e modalidades do conhecimento humano.

  • Formar cidadãos responsáveis na busca de soluções democráticas para os problemas que se desencadeiam no processo econômico e social.

  • Qualificar recursos humanos nos diferentes campos do conhecimento.

  • Integrar-se na vida regional, através do ensino, da pesquisa, da extensão, da prestação de serviço à comunidade e à cultura.

  • Resgatar os elementos histórico-culturais, priorizando os da sua área de influência direta.

  • Promover ações que fomentem a implantação de uma cultura de utilização das tecnologias de informação e comunicação em atividades de ensino e programas de pesquisa e extensão na comunidade acadêmica.
Visão de Futuro
  • Ser, também, uma Instituição de Ensino Superior Referência no ensino, na pesquisa e na extensão na modalidade à distância.

  • Ser reconhecida como Centro de Excelência de Ensino nas modalidades presencial e a distância.

  • Ser uma Instituição-chave nos processos de modernização e transformação pela qualidade dos serviços prestados à comunidade.
Missão
O Centro Universitário de Rio Preto tem como missão realizar um ensino de excelência, atendendo às exigências do mundo contemporâneo nos diferentes campos do saber, possibilitando o exercício consciente da cidadania, mediante formação humanística, ética, crítica e reflexiva e preparar sujeitos intelectualmente autônomos, competentes e habilitados, tanto do ponto de vista social, econômico, tecnológico e humano como do profissional com condições de participar efetivamente na construção, estruturação e transformação da realidade regional e cultural de todas as regiões onde vier a se inserir.


Panorama Geral
A educação a distância é a modalidade de ensino que mais cresce no país, tanto na área acadêmica em cursos de graduação, pós-graduação e extensão como na área corporativa, com treinamento e capacitação dos colaboradores organizacionais. As organizações tendem a reconhecer cada dia mais o valor e a importância que a EAD proporciona aos profissionais formados por uma modalidade de ensino que inibe atitudes passivas e incentiva a autonomia, a disciplina e a independência, características tão importantes e fundamentais para um bom profissional na atualidade.



Requisitos Mínimos
Ter conhecimentos básicos de informática (como usuário), Internet, correio eletrônico (receber, responder e enviar mensagens via e-mail) e noções do Pacote Office.
Também sugerimos que o computador tenha, no mínimo, as seguintes configurações de hardware, software e internet:
  • Hardware mínimo: Processador de um núcleo (single core) com 2 GHz, Windows 7, 1 GB de memória RAM.
  • Softwares necessários:
    • Acrobat Reader (visulizador de PDF);
    • Pacotes Office (editor de texto, planilhas e apresentações);
    • Browser de internet;
    • Player de vídeo.
  • (III) Browsers suportados:
    • Internet Explorer 9 ou superior;
    • Google Chrome v. 55 ou superior;
    • Mozilla Firefox v.51 ou superior.
    (IV) Player de vídeos:
    • Real Player,
    • Quick Time ou
    • VLC Player
    • (instalar os seguintes codecs: para MP4, WMV; RM)
  • Acesso à internet: Recomendável possuir Banda larga, com velocidade de conexão mínima de 1 Mbps , para assistir os vídeos de aula sem interrupções.

Unirp nas Redes Sociais

0800-121500
(17) 32113000

Entre em Contato

×
  Nome
  E-mail
  DDD
  Telefone
  Motivo
  Mensagem