O Núcleo de Prática Jurídica - NPJ, por meio de seu Serviço de Assistência Judiciária - SAJU, atua sob o manto da Lei nº 1.060/50 e tem por objetivo efetiva prestação de serviços de assessoria e assistência jurídica às pessoas pobres por assim dizer, na acepção jurídica do termo.
O SAJU atua nas quatro grandes áreas do direito, a saber: Cível, Penal, Trabalhista e Previdenciário. Por oportuno, é bom esclarecer que o enfoque maior na área Cível fica por conta do Direito de Família e, nas Varas da Justiça Federal, a atuação acontece unicamente em ações previdenciárias.
Atendimento todos os dias da semana por ordem de chegada, e organizado da seguinte forma:
A pessoa para ser considerada beneficiária da Assistência Judiciária Gratuita haverá de ter renda familiar comprovada de no máximo três salários mínimos nacionais, cujo eventual patrimônio seja condizente com a renda declarada.
O regulamento do SAJU não prevê atendimento ao comerciante ou sócio de empresa, ainda que em insolvência, nem para pessoas jurídicas e entidades civis.
Documentos pessoais (RG, CPF, Certidão de Casamento e/ou Nascimento, etc.) e inerentes aos bens objeto do litígio (Escritura do imóvel, renavam do automóvel, contratos, contas de consumo, etc.) devem ser trazidos para facilitar o atendimento.
O Serviço de Assistência Jurídica Itinerante - SAJU Itinerante é mais uma inovação da UNIRP na direção do social; um mutirão de alunos e professores presta assistência jurídica nos bairros da periferia de São José do Rio Preto. Dentre todos os atendimentos realizados à comunidade, aqueles que necessitam de amparo jurisdicional são encaminhados à sede do NPJ para propositura das medidas judiciais necessárias, visando à defesa da tutela do assistido.