HOME | Histórico
Histórico
Saiba um pouco mais da HISTÓRIA DO UNIRP
A Sociedade Riopretense de Ensino e Educação constituiu-se em 1953, pelos professores Halim Atique e Yvette Gabriel Atique, no ensino do antigo ginásio. Evoluindo gradativamente, transformou-se no Colégio São Luiz. Cinco anos depois foi criada a segunda unidade, uma escola técnica de comércio, posteriormente chamada de Colégio Comercial Riopretense. A dedicação e empenho dos professores fundadores e, desbravadores na área de educação, em São José do Rio Preto, resultaram na transformação das FIRP em Centro Universitário de Rio Preto.
A UNIRP é o primeiro Centro Universitário instaurado em Rio Preto. Com total autonomia didático-administrativo-financeira para investir ainda mais na qualidade do ensino, em pesquisa científica e no aperfeiçoamento tecnológico, a instituição tem beneficiado a cidade e a região.
Uma trajetória de conquistas e realizações ao longo das últimas 5 décadas de atuação na área do ensino, tem garantido a UNIRP, o pioneirismo na implantação de novos cursos de graduação e na especialização de profissionais através dos cursos de pós-graduação.
Os primeiros passos para a implantação do Ensino Superior foram dados na década de 60 sendo concretizados em 1965, com a criação da Faculdade de Direito (FADIR). O curso de Direito - o mais antigo da região, teve início em 1966, sendo reconhecido em 1969.
Em 1971, a Faculdade de Administração de Empresas Riopretense (FAER) recebeu os primeiros alunos. Posteriormente, esse curso foi desdobrado com a habilitação em Administração Hospitalar. A Faculdade criou, então, o curso de Ciências Contábeis.
Em 1989, FAER e FADIR constituíram as Faculdades Integradas Riopretense - FIRP.
No início da década de 90, as FIRP despontaram na área educacional de toda a região com a implantação de novos cursos: Tecnologia em Processamento de Dados, Matemática, com ênfase em Informática, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Geografia (Planejamento Urbano e Regional) e Educação Artística com licenciatura em Desenho e Artes Plásticas e bacharelado em Desenho de Moda e Desenho.
Essa rápida e brilhante expansão ainda não parou por aí. Em 1996 mais um curso foi instalado: o de Medicina Veterinária.
Hoje, a conquista do Centro Universitário é resultado de mais de 50 anos de trabalho e dedicação ao ensino. Assim, a UNIRP fez e faz sua história, procurando oferecer à cidade de São José do Rio Preto e à região uma instituição de ensino superior cada vez mais atuante, abrangente e de caráter universal, preparando você para o futuro.