Unidade Universitária III
O Engenheiro Civil é um profissional de formação generalista, que atua na concepção, planejamento, projeto, construção, operação e manutenção de edificações e de infraestruturas. Suas atividades incluem: supervisão, coordenação e orientação técnicas; estudo, planejamento, projeto e especificação; estudo de viabilidade técnico-econômica; assistência, assessoria e consultoria; direção, execução e fiscalização de obra e serviço técnico; vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico.
O Engenheiro Civil é habilitado para trabalhar em empresas de construção civil e em obras de infraestrutura de barragens, de transporte e de saneamento; em obras ambientais e hidráulicas; em serviço público e privado, em instituições de ensino e de pesquisa; em serviços autônomos. Com habilitação para a elaboração de projetos nos seguintes setores: construção civil, sistemas estruturais, geotécnica, transportes, hidrotecnia, saneamento básico, tecnologia hidrossanitária, gestão sanitária do ambiente, recursos naturais, recursos energéticos e gestão ambiental. Essas habilitações permitem ao profissional sua inserção no mercado, quer na sua atuação em escritórios de projetos ou de obras, públicos ou particulares, além da pesquisa a ser realizados em Universidades, centros de pesquisas tecnológicas ou mesmo em empresas privadas.
Denominação: Engenharia Civil - Bacharelado
Autorização: Curso criado pela Resolução do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão - CONSEPE 16/2003.
Reconhecimento: Reconhecido pela Portaria Ministerial nº 128 de 28/4/2016 - Publicada no D.O.U. em 2/5/2016
Renovado o Reconhecimento pela Portaria Ministerial nº 914 de 27/12/2018 - Publicada no D.O.U. em 28/12/2018

Marcia Regina Vieira de Araujo
Graduação em Engenharia Mecânica - UNESP (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"), 2003.

Mestrado na Área de Materiais e Processos de Fabricação - UNESP (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"), 2006.
eng.civil@unirp.edu.br