Serviço Social
A formação profissional é norteada pelos princípios de criticidade, competência e compromisso com a democracia e a cidadania. O curso formará profissionais competentes em sua área de desempenho, mas generalista em sua formação intelectual e cultural, capaz de propor alternativas criativas em seu campo de trabalho. O Assistente Social está capacitado, sob o ponto de vista teórico, político e técnico, a investigar, formular, gerir, executar, avaliar e monitorar políticas sociais, programas e projetos nas áreas de saúde, educação, assistência e previdência social, habitação etc. Realiza consultorias, assessorias, capacitação, treinamento e gerenciamento de recursos; favorece o acesso da população usuária aos direitos sociais. A formação é viabilizada através de atividades de ensino, pesquisa e extensão.
A atuação do profissional de Serviço Social no combate às desigualdades sociais, fomentando, elaborando, gerindo e executando programas, projetos e políticas públicas que defendam os direitos de grupos em situação de vulnerabilidade social. Os grupos são formados por crianças e adolescentes, idosos, grupos étnicos, e outras minorias que têm dificuldades no acesso aos direitos à saúde, à educação e à habitação, entre outros. Os campos de atuação do Serviço Social são constituídos em todos os espaços sociais, em que se estabelecem as relações sociais, sejam na Esfera Pública, Privada, Organização Não-Governamental (ONG) e Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), Movimentos Sociais e Serviço Autônomo.
Denominação: Serviço Social - Bacharelado
Autorização: Autorizado pela Portaria Gabinete Reitoria - UNIRP nº 13/2018
Reconhecimento:

Magali Mary Blanco Alves
Graduação em Serviço Social e Pós-graduação em Administração de Recursos Humanos. Há 16 anos na docência da UNIRP - Centro Universitário de Rio Preto, nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Medicina Veterinária e Tecnologias. Experiência organizacional com ênfase em Administração de Recursos Humanos e Benefícios Sociais em instituição financeira, agroindústria, indústria e comércio. Ampla vivência na elaboração e execução da Política Nacional de Habitação de Interesse Social, como coordenadora e técnica social.
servicosocial@unirp.edu.br