FALA MESTRE
O Programa FALA MESTRE tem como missão dar visibilidade às personalidades que propagam o conhecimento. Produzido por alunos do curso de Jornalismo da UNIRP, é um programa de entrevistas de 15 minutos que vai ao ar no Canal 16. Seu objetivo é dar espaço para o professor (ou convidado) comentar sobre suas pesquisas e atuação na academia. No primeiro bloco, o convidado aborda sobre a sua formação acadêmica. No segundo bloco, opiniões sobre a atuação nas disciplinas pertinentes à sua respectiva área e também sobre fatos ocorrentes na sociedade. O programa traz inerente o exercício da entrevista e, ao mesmo tempo, apresenta o professor (ou convidado) à comunidade.
Os alunos de jornalismo são responsáveis pela produção de reportagens sobre os projetos de extensão desenvolvidos pelos cursos e que tenham vínculos e/ou sejam incluídos no conceito de responsabilidade social. A prática proporciona que, ao mesmo tempo, os alunos saiam a campo para interagir com um cotidiano de atividades e de informações que exercitarão futuramente nessa área de atividade profissional como jornalistas. Em cada programa, é abordado um projeto de extensão, que apresente aplicação de periodicidade fixa e resultados mensuráveis, sendo possível, com isso, mostrar à comunidade, acadêmica ou não, como a UNIRP se utiliza das pesquisas de extensão para capacitar os alunos e, ao mesmo tempo, oferecer serviços à população, colaborando para o desenvolvimento da sociedade em que está inserida.
O VERDOC foi criado com o objetivo de mostrar à comunidade acadêmica e à sociedade as produções dos alunos, resultantes das práticas disciplinares da área de televisão. Trata-se de uma forma de estimular o aluno à atuação profissional voltada para o audiovisual. O VERDOC deve abrir espaço para participação de produções comunitárias e de outras instituições de ensino nas próximas edições, propiciando a troca de conhecimento entre os expositores concorrentes. Sua outra finalidade é criar na instituição o conceito referencial em produção audiovisual para ampliar novas experiências nesta área.
Treinar, supervisionar e capacitar, na prática, os alunos dos cursos de Jornalismo para produção de vídeos, visando a sua inserção no mercado de trabalho com maior rapidez. Neste âmbito, estão inseridas como atividades práticas a reportagem, a redação de texto para a televisão, a locução jornalística, a entrevista in loco, a busca pela fonte de informação, a produção no campo, a edição, a finalização do programa que deve estar ligado a algum fato de interesse tanto da comunidade acadêmica quanto da sociedade em geral. Os vídeos institucionais, sejam internos ou externos, produzidos pelos acadêmicos são uma forma do curso aplicar a sua parcela de atuação no quesito responsabilidade social.