A compreensão da avaliação como um processo dinâmico, que exige meditação pedagógica permanente impõe, não só ao Ministério da Educação - MEC, mas também, as Comissões Próprias da Avaliação a responsabilidade de desenvolver metodologias confiáveis para avaliar as instituições, de forma honesta e transparente. Esse tem sido o sentimento do MEC e esta Comissão balizada por esse direcionamento, se conduz no sentido de atender a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior - CONAES pautada pelo Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior – SINAES, consolidando-o como Política de Estado.
Preocupado em garantir a excelência no ensino superior, o UNIRP implantou no ano de 2000, a Comissão Permanente de Avaliação Institucional – CPAI que em função da Lei 10.861/2004 que instituiu o SINAES, por Portaria Gabinete da Reitoria, passou a denominar-se Comissão Própria de Avaliação – CPA.
A CPA – Comissão Própria de Avaliação é um órgão vivo, deliberativo, responsável pela disseminação da cultura avaliativa na IES, através de processos de avaliação interna e de acompanhamento e análise das avaliações externas. A CPA tem atuação autônoma em relação aos Conselhos e à Gestão da IES e sua missão vai além da avaliação superficial dicotômica de positivo e negativo. A CPA identifica, acompanha, aponta soluções por meio do plano de melhorias, avalia, cobra e monitora os prazos para a realização de ações em resposta às demandas identificadas nos relatórios de avaliação, com a composição que assegura a paridade na participação de representantes dos segmentos da comunidade acadêmica – corpo docente, corpo discente e corpo técnico-administrativo – e da sociedade civil organizada.