HOME | Comissão Própria de Avaliação - CPA

APRESENTAÇÃO


A compreensão da avaliação como um processo dinâmico, que exige meditação pedagógica permanente impõe, não só ao Ministério da Educação - MEC, mas também, as Comissões Próprias da Avaliação a responsabilidade de desenvolver metodologias confiáveis para avaliar as instituições, de forma honesta e transparente. Esse tem sido o sentimento do MEC e esta Comissão balizada por esse direcionamento, se conduz no sentido de atender a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior - CONAES pautada pelo Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior – SINAES, consolidando-o como Política de Estado.

Preocupado em garantir a excelência no ensino superior, o UNIRP implantou no ano de 2000, a Comissão Permanente de Avaliação Institucional – CPAI que em função da Lei 10.861/2004 que instituiu o SINAES, por Portaria Gabinete da Reitoria, passou a denominar-se Comissão Própria de Avaliação – CPA.

A CPA – Comissão Própria de Avaliação é um órgão vivo, deliberativo, responsável pela disseminação da cultura avaliativa na IES, através de processos de avaliação interna e de acompanhamento e análise das avaliações externas. A CPA tem atuação autônoma em relação aos Conselhos e à Gestão da IES e sua missão vai além da avaliação superficial dicotômica de positivo e negativo. A CPA identifica, acompanha, aponta soluções por meio do plano de melhorias, avalia, cobra e monitora os prazos para a realização de ações em resposta às demandas identificadas nos relatórios de avaliação, com a composição que assegura a paridade na participação de representantes dos segmentos da comunidade acadêmica – corpo docente, corpo discente e corpo técnico-administrativo – e da sociedade civil organizada.


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Relato Institucional


HISTÓRICO DAS AVALIAÇÕES APLICADAS NOS ÚLTIMOS ANOS
HISTÓRICO DA PARTICIPAÇÃO DISCENTE NOS ÚLTIMOS ANOS
HISTÓRICO DA PARTICIPAÇÃO DOCENTE NOS ÚLTIMOS ANOS
HISTÓRICO DA PESQUISA SOCIAL COM DISCENTES
HISTÓRICO DA AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS PRESTADOS AOS DISCENTES
HISTÓRICO DA AVALIAÇÃO DOS COORDENADORES DE CURSO
HISTÓRICO DA AVALIAÇÃO DO ÍNDICE DE SATISFAÇÃO DOS DISCENTES

MELHORIAS JÁ REALIZADAS
GESTÃO ACADÊMICA
Capacitação para os docentes nas disciplinas transversais
Capacitação para docentes na disciplina de LIBRAS
Capacitação para docentes na disciplina de Didática do Ensino Superior
Capacitação para docentes acolherem alunos com algum tipo de transtorno
Oferecimento aos discentes do Programa Institucional de Nivelamento – PROIN
Campanha de divulgação da biblioteca virtual
Incentivar maior desenvolvimento de iniciações científicas
Ampliação da capilaridade do EaD
Criação do Comitê de Enfrentamento de Crise (COVID-19)
Realização de Concurso de Bolsas
Criação de Crédito Estudantil Próprio
Investimento em CRM para divulgação de cursos
Criação de políticas de acompanhamento ao egresso
Incentivo novos projetos de extensão
Reestruturação dos projetos político-pedagógico dos cursos de graduação
Uniformização dos procedimentos acadêmico-administrativos
Criação do setor de atendimento ao aluno
Criação de Grupos de Trabalho – Área acadêmica
GESTÃO ADMINISTRATIVA
Aquisição de novos computadores
Adaptação de salas de aulas para transmissão ao vivo
Mudança da localização do Núcleo de Prática Jurídica – NPJ
Pintura interna dos blocos do campus I
Criação do Centro de Convivência
Mudança da coordenação do EaD para o campus I
Mudança do Departamento de Pessoal para o campus I
Aumento da banda de internet
Criação de e-mail institucional para todos os discentes
Ampliação do contrato com a Microsoft
Implementação do Sistema Microsoft Teams
Pintura em áreas comuns da unidade I
Melhora na segurança da unidade I (reforma da entrada e instalação de catracas)
Aquisição de aparelhos de TV
Melhora no nível de iluminação de alguns pontos específicos dos campus
Aquisição de aparelhos de Datashow
Aquisição de telas de projeção