Unidade Universitária III
Enfatizar a formação básica do aluno e os processos de ensino e de aprendizagem. Trabalhar com ideias e conceitos matemáticos, os porquês, as possíveis ligações da matemática com o dia-a-dia e com outras áreas. Conduzir o aluno a discussões sobre metodologias de ensino, capacitando-o ao magistério. Apresentar as inovações com as quais os professores têm a oportunidade de entrar em contato e a iniciativa de solicitar a aquisição quando é julgado interessante e oportuno. Mostrar aos alunos as variadas possibilidades de inserção do profissional em Matemática no mercado de trabalho, seja em indústrias, empresas do ramo comercial e serviços, ou mesmo em carreiras públicas.
O principal campo de atuação do profissional formado em Matemática é o magistério nos ensinos Fundamental II e Médio, mas nosso aluno egresso também está apto a ocupar diversos cargos em empresas como Instituições Bancárias, Empresas de Tecnologia, Escritórios Contábeis, Empresas de Telefonia, entre outras. Outra possibilidade é a continuidade de seus estudos em programas de pós-graduação (Especialização, Mestrado e Doutorado), trabalhando posteriormente em Instituições de Ensino Superior, no magistério ou pesquisa. Devemos por fim destacar as oportunidades delineadas pelos concursos públicos já que a formação em Matemática satisfaz grande parte dos editais destes, apontando para carreiras estáveis e promissoras.
Denominação: Matemática - Licenciatura
Autorização: Autorizado pelo Decreto de 26/06/1992 - Publicado pelo D.O.U. 29/06/1992.
Reconhecimento: Reconhecido pela Portaria Ministerial nº 1.261 de 23/08/94 - Publicada no D.O.U. em 24/8/1994
Renovado o Reconhecimento pela Portaria Ministerial nº 286 de 21/12/2012 - Publicada no D.O.U. em 27/12/2012

Coordenador:
Luis Fernando Segala
- Licenciado em Matemática pela UNESP - São José do Rio Preto. Data término: 07/12/1993

- Mestre em Ciências Matemáticas - Área: Matemática Aplicada e Computacional, pela UNESP - São José do Rio Preto - Data da Defesa: 20/01/1997.

- Doutorando em Genética pela UNESP - São José do Rio Preto.
matematica@unirp.edu.br