Jornalismo
Unidade Universitária III
Comunicação Social com habilitação em Jornalismo da UNIRP habilita profissionais para atuarem nos diversos meios de comunicação, tais como rádio, televisão, jornal, mídias sociais, assessoria de imprensa, revistas, blogs, websites, portais corporativos e comerciais, entre outras mídias. Por meio dos seus laboratórios experimentais, o futuro jornalista vivencia as habilidades e técnicas utilizadas no mercado de trabalho, produzindo telejornais, programas de rádio e televisão e documentários, revistas e jornais on line. As competências profissionais, sociais e intelectuais adquiridas no curso abrangem os processos de criação, produção, distribuição, recepção e análise das mídias, possibilitando ao aluno vivenciar todas as etapas da elaboração da informação de maneira crítica e ética, requisitos essenciais do seu papel social junto à sociedade. NOTA 04 NO ENADE | 03 ESTRELAS DO GUIA DO ESTUDANTE.
Por meio de técnicas e da linguagem jornalística específica de cada meio de comunicação, o profissional jornalista pode exercer funções de repórter, editor, fotojornalista, diretor de arte, produtor gráfico, chefe de redação, redator, chefe de reportagem, rádio-escuta, apresentador, Webwriter (Editor de Página), articulista, editor de imagem, editorialista, comentarista, entre várias outras funções. Nas assessorias de imprensa, o jornalista pode atuar em empresas públicas e privadas, tais como corporações empresariais, Organizações não Governamentais - ONGs, prefeituras, Assembleias, Câmaras Municipal e Federal, Congresso Nacional, empresas de capital misto, clubes esportivos e recreativos, entidades de classe, assessoria política e empresarial entre outros.
Denominação: Jornalismo - Bacharelado
Autorização: Criado pela Resolução Gabinete Reitoria 05/98.
Reconhecimento: Reconhecido pela Portaria Ministerial nº 1.707 de 8/6/2004 - Publicada no D.O.U. em 11/6/2004
Renovado o Reconhecimento pela Portaria Ministerial nº 265 de 3/4/2017 - Publicada no D.O.U. em 4/4/2017

Agdamar Affini Suffredini
comunicacao@unirp.edu.br