Letras - Português e Espanhol
O principal objetivo do curso de Letras é formar profissionais interculturalmente competentes, capazes de lidar, de forma crítica, com as linguagens nos contextos oral e escrito, e conscientes de sua própria inserção na sociedade e das relações com o outro. O profissional de Letras deve ter domínio da língua ou das línguas que sejam objeto de seus estudos, em termos de estrutura, de funcionamento e de manifestações culturais, além de ter consciência das variedades linguísticas e culturais; esse profissional deve ser capaz de refletir teoricamente sobre a linguagem, de fazer uso de novas tecnologias e de compreender sua formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente; deve, ainda, ter capacidade de reflexão crítica sobre temas e sobre questões relativas aos conhecimentos linguísticos e literários. Em linhas gerais, o curso visa à formação de profissionais que demandem o domínio da língua estudada e suas culturas para atuar como professores, pesquisadores, críticos literários, tradutores, intérpretes, revisores de textos, roteiristas, secretários, assessores culturais, entre outras atividades.
Tem ocorrido uma grande procura pelo aperfeiçoamento do aprendizado em língua portuguesa, em suas modalidades oral e escrita. Essa procura tem aquecido o mercado trabalho para o profissional licenciado em Letras. Escolas públicas e privadas são os principais empregadores do licenciado em Letras. Estão aquecidas, também, a produção de texto técnico e acadêmico e a tradução para legendagem de filmes e softwares. As regiões Sul e Sudeste concentram as maiores oportunidades, embora o Norte, o Nordeste e o Centro-Oeste careçam de um número grande desses profissionais.
Denominação: Letras - Português e Espanhol - Licenciatura
Autorização: Autorizado pela Portaria Gabinete Reitoria - UNIRP nº 13/2018