UNIRP - Centro Universitário de Rio Preto
Engenharia Elétrica
Unidade Universitária III
Formar profissionais habilitados a projetar, acompanhar e executar obras na área de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, incluindo as fontes renováveis de energia solar e eólica que estão em plena expansão na matriz energética brasileira. Faz parte do conjunto de competências do profissional engenheiro eletricista: atuar em projetos de sistemas elétricos de potência (SEP), envolvendo as etapas de planejamento e execução, além de sua expansão, manutenção e análise de sistemas já existentes. A atuação do engenheiro eletricista se estende desde a área técnica específica até a gestão e planejamento de equipes de trabalho, atuando em projetos relacionados a obras elétricas e contemplando itens como fluxo de materiais, normas técnicas e de segurança - seguindo à risca a regulamentação, como as normas NR-10 e NBR-5410, constantemente consultadas pelo profissional.
O mercado de trabalho para engenheiros elétricos está aquecido. Grandes obras de infraestrutura, a expansão da área de telecomunicações e investimentos em energia renovável têm contribuído para a crescente demanda por profissionais na área de Engenharia Elétrica. Algumas das empresas que mais contratam este profissional são: Usinas; Subestações; Linhas de Transmissão; Empresas de Telecomunicações; Construtoras; Indústrias que fabricam sistemas elétricos e de automação. Um engenheiro elétrico pode trabalhar em órgãos públicos ou privados.
Denominação: Engenharia Elétrica - Bacharelado
Autorização: Portaria Gabinete da Reitoria - UNIRP nº 45/2018