UNIRP - Centro Universitário de Rio Preto
Pedagogia
Formar profissionais para o exercício da docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, e em cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos, com capacidade de planejar, conduzir e avaliar processos pedagógicos em instituições escolares e não escolares, galgando carreiras profissionais de sucesso em todos os segmentos da Educação.
O mercado de trabalho para o pedagogo se apresenta em dois grandes espaços: escolares e não-escolares. ESPAÇOS ESCOLARES: O Pedagogo atua dentro das escolas públicas ou privadas, para exercer as atividades de docência, orientação pedagógica e de administração escolar (diretor ou coordenador), desde a Educação Básica até a Superior. ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: são outros tipos de espaços em que ocorre ação educativa, como por exemplo: ONGs, museus, brinquedotecas, bibliotecas, mídias educativas, institutos de pesquisa, hotéis, cooperativas, empresas, hospitais, entre outros. Nestes espaços, o pedagogo pode: criar, analisar e avaliar materiais pedagógicos; desenvolver brincadeiras e atividades de lazer de caráter educativo; realizar pesquisas em educação; promover atividades educacionais; realizar acompanhamentos pedagógicos; participar de equipes multidisciplinares na área socioeducativa; criar, organizar e implantar projetos educacionais; produzir material pedagógico; entre outras atividades, atribuições e projetos.
Denominação: Pedagogia - Licenciatura
Autorização: Criado pela Resolução Gab. Reitoria 07/98.
Reconhecimento: Reconhecido pela Portaria Ministerial nº 1.306 de 19/4/2005 - Publicada no D.O.U. em 20/4/2005
Renovado o Reconhecimento pela Portaria Ministerial nº 286 de 21/12/2012 - Publicada no D.O.U. em 27/12/2012

Andréia Aparecida Ferraz
Graduação: Licenciatura em Pedagogia com Habilitação no Magistério das matérias pedagógicas do 2º grau e em Administração Escolar - Universidade Federal de São Carlos - - UFSCAR - São Carlos/SP