Tecnologia em Gastronomia
A graduação de Tecnologia em Gastronomia do UNIRP tem como objetivo principal formar profissionais capacitados para assessorar ou gerenciar atividades administrativas e operacionais em estabelecimentos de alimentos e bebidas com competências e habilidades para produzir, servir, planejar, empreender e gerir negócios na área de alimentos e bebidas com inovação e responsabilidade socioambiental. Busca a formação de profissionais críticos e responsáveis para atuarem em Unidades de Alimentação e Nutrição como restaurantes, lanchonetes, bares, empresas de hospedagem, panificadoras, confeitarias, clubes, bufês, indústrias de alimentos, hospitais, food trucks, entre outras, assim como potencializa a criação de novos negócios na área gastronômica.
O mercado de trabalho para o profissional de gastronomia é amplo, pois o setor alimentício ganha força com o crescimento das cidades e com o desenvolvimento da economia. Além disso, a dinâmica social vem exigindo que as pessoas se alimentem fora de casa, em função da complexidade da vida urbana. Em consequência desse cenário, restaurantes e similares vêm ocupando esses espaços das cidades, oportunizando para os profissionais preparados em gastronomia, vasta oportunidade de atuação. Tal cenário possibilita uma atuação como tecnólogo em gastronomia ou chefe de cozinha em Unidades de Alimentação e Nutrição como restaurantes, bares e outros meios, como empresas, escolas, clubes, parques, aviões, navios, trens, ou ainda em serviços de bufês, "caterings", entregas diretas, distribuição em pontos de venda na cidade ou região.
Denominação: Tecnologia em Gastronomia - Tecnólogo
Autorização: Portaria Ministerial nº432/2018
Reconhecimento:

Karin Graziele Marin dos Santos
Bacharelado: Nutrição - Universidade Federal do Paraná - UFPR - Curitiba/PR

Especialização: Exercício, Nutrição e Medicina na Saúde e no Esporte - UNESP - Botucatu/SP

Mestrado: Saúde Coletiva - UNESP - Botucatu/SP

Doutorado: Medicina Interna e Terapêutica - UNIFESP - São Paulo/SP (em andamento)
pr.academica@unirp.edu.br