UNIRP - Centro Universitário de Rio Preto
Engenharia Ambiental
Atuar nas áreas da engenharia, planejamento, gestão e tecnologia ambiental para a resolução dos problemas ambientais de forma prática, baseados em modelos que visem o desenvolvimento econômico com a preservação dos recursos naturais. Mitigar os impactos ambientais decorrentes das atividades antrópicas, através de perícias, vistorias, avaliações, laudos, estudos de viabilidade técnica, econômica, associados ao uso de tecnologias. Coordenar ações reais que conciliam as relações entre o homem e a natureza e promovam o desenvolvimento sustentável.
Com a crescente problemática para a implantação do desenvolvimento sustentável os profissionais podem atuar como gestores e consultores em projetos de engenharia. Os profissionais também podem atuar na indústria, ou na área tecnológica através do desenvolvimento de alternativas que compatibilizem o desenvolvimento econômico e a qualidade ambiental. Eles podem atuar em atendimento às demandas governamentais, em órgãos ambientais, de pesquisas, de fiscalização, na área docente, em instituições públicas ou privadas, ONGs. Eles podem atuar como empresários, na prestação de serviços de consultoria à pessoas físicas e jurídicas.
Denominação: Engenharia Ambiental - Bacharelado
Autorização: Portaria Gabinete da Reitoria - UNIRP nº 44/2018