UNIRP - Centro Universitário de Rio Preto
Unidade Universitária V
Habilitar o Fisioterapeuta com visão generalista, competências e habilidades técnicas e científicas para participar de equipes multidisciplinares; atuando com responsabilidade e comprometimento na promoção, prevenção, preservação e recuperação da saúde das pessoas, com capacidade de planejar, organizar, supervisionar, dirigir, controlar e assessorar atividades ligadas à área, contribuindo para a utilização adequada dos recursos e técnicas fisioterapêuticas das mais modernas e atualizadas.
Considerando que a fisioterapia é uma atividade autônoma, academicamente tipificada como uma ciência da Saúde, o Profissional Fisioterapeuta tem como campo de trabalho, atuar nas diversas áreas hospitalares, tais como Unidades de Terapia Intensiva, Semi-Intensiva e Enfermarias, Unidades Básicas de Saúde, Instituições para Idosos, para Deficientes Físicos, Mentais e Visuais, Clubes Desportivos e Empresas, além de Clínicas e Consultórios. Para tanto, devem requerer junto ao Conselho Regional de Fisioterapia, o seu registro profissional, podendo desta forma, atuar nas diversas áreas profissionais, segundo as prerrogativas da Lei e dos Códigos de Ética do Conselho e demais ordenamentos legais da profissão.
Denominação: Fisioterapia -
Autorização: Criado pela Resolução 04/98.
Reconhecimento: Reconhecido pela Portaria Ministerial nº 2.979 de 23/10/2003 - Publicada no D.O.U. em 24/10/2003
Renovado o Reconhecimento pela Portaria Nº134 de 1/3/2018 - Publicada no D.O.U. em 2/3/2018

Coordenador:
Paulo Cesar Balade Saad
Bacharelado: Fisioterapia - Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUCCAMP

Especialização: Fisioterapia Pneumo Funcional - COFFITO

Mestrado: Ciências Fisiológicas - Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE - Presidente Prudente/SP

Doutorado: Ciências da Saúde - Eixo Temático Medicina e Ciências Correlatas - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP) - São José do Rio Preto/SP
fisioterapia@unirp.edu.br